segunda-feira, 14 de novembro de 2011

o Palacio do Quirinal


O Palacio do Quirinal, antiga residencia de verão dos Papas, è a atual moradia do Presidente da Republica Italiana. Jà hà alguns anos, este palacio imenso (constituido por 1200 quartos!), localizado em cima da colina do Quirinal, no coração da cidade de Roma, fica aberto ao publico para visitas culturais. Considerada a riqueza artistica dos ambientes e a beleza dos jardins, o Palacio do Quirinal è sem duvida um dos monumentos mais representativos da capital, embora não seja bastante divulgado, provavelmente por causa do horario de visita, autorizada somente no domingo das 08:30 ao12:00. Vale a pena dar uma olhada as colleções particulares, que incluem tapeçarias, pinturas, estatuarias, relojos antigos, carruagens e moveis de varias provenienças e uma coleção incrivel de lustres de vidro e cristal de Murano (Veneza). E não se pode deixar de notar o maior lustre do mundo com uma altura de 6 metros, um diametro de 4m e 320 luzes!
Construido durante o pontificado de Gregorio XIII em 1583 para ser residencia papal de verão (até o ano 1870), constitue uma complexa obra de gosto renascentista e barroco. Pois é, os artistas que trabalharam no Quirinal eram os melhores da epoca após-Michelangelo: Pietro da Cortona, Domenico Fontana, Ferdinando Fuga, Carlo Maderno, Guido Reni.
Após a unificação da Italia (1861), o palacio foi confiscado da igreja e mudou em Palacio Real da familha Savoia e em junho 1946 junto com a proclamação da Republica Italiana virou definitivamente residencia do Presidente. Por isso, aqui são conservados alguns dos documentos mais importantes do país, como a copia original da Constituição Italiana, usada durante o juramento oficial do Presidente do Conselho de Ministros e os Ministros no início do mandato.
Os ambientes do Quirinal são altamente refinados e decorados justamente para satisfazer as necessidades dos papas.
A Escada de Honra, comissionada por Paulo V, de proporções monumentais, o Salão dos Couraceiros (ou Corazzieri como os chamamos na Italia), um dos quartos maiores do Palacio, usado principalmente para a inspeção do corpo do Couraceiros e outras cerimônias oficiais atendidas pelo Presidente (audiências públicas e prêmios), a Capela Paolina, inspirada a Capela Sistina, aonde celebram missa no dia de Natal e Pascoa até hoje ainda, o Terraço de Honra, em baixo das grandes janelas da Torre, usado tambem para anuncios publicos, a Sala do Bronzino, do nome do artista que realizou as tapeçarias no seculo XVI, sob-encomenda do Cosimo de' Medici em Florencia em 1546, hoje usada como lugar de primeiro encontro entre o Presidente e os Chefes de Estado, o Escritorio, com a famosa escrivaninha francesa do 1750 e a pintura de trás do Borgognone (sec. XVII), aonde o Presidente celebra o discurso de fim do ano, a Sala das Tapeçarias de Lille, com elegantes tapeçarias em estilo frances, a Sala dos Espelhos, com magnificos espelhos e lustres de Veneza, antigo Salão de Baile durante o fim do seculo XIX, o Salão das Festas, maior ambiente do Palacio e o mais solene, hoje Sala do juramento do Governo italiano.
Poderia continuar mencionando outras dezenas de lugares, pois o Palacio do Quirinal oferece uma multitude de atrações. Claro, hoje em dia não è completamente visitavel, mas os turistas durante 3 horas e pouco conseguem ter mesmo assim uma visão satisfatoria.
Embora o Palacio fique a disposição do Presidente da Republica e sua familha, sò 7 Presidentes, entre os 11 que se sucederam até hoje, moraram aqui de verdade.
Os immensos jardins do Quirinal, com sua extensão de 4 hectares, são constituidos por duas partes: o jardim "formal" original do seculo XVII, mais proximo ao nucleo central do palacio, e o jardim "romantico" da segunda metade do seculo XVIII, inclusive a Coffee House, obra prima do Ferdinando Fuga, usada como recepção do Papa Bento XIV.
Uma particularidade dos jardins do Quirinal è o celebre orgão hídraulico, até hoje ainda funcionante através de uma cachoeira de 18 metros de altura, suficiente para alimenta-lo durante 30 minutos no maximo.
Se gostaram da minha sugestão e quiserem dar uma passadinha pelo Quirinal, ficarei a disposição para acompanhar voces!

Um comentário: