A guarda suíça è o esercito pessoal do Papa, famoso para sua uniforme toda colorida, tipica da epoca renascentista, que segundo a lenda, nunca comprovada, foi desenhada por Michelangelo (na verdade o desenho da uniforme è atribuido a Rafael, como mostram algumas imagens nas pinturas afrescadas do Museu Vaticano). Fundada em 1506 pelo Papa Julio II sob o nome de Guarda Suíça Pontificia, com o objetivo de proteger o Papa e o Palacio Apostólico, era constituida por apenas 150 soldados provenientes do Cantão de Lucerna, em origem simplesmente mercenarios em busca de dinheiro.
Até o 1970, existiam outros 2 corpos de guarda, a Guarda Palatina, criada em 1850, e a Guarda Nobile constituida em 1801, mas foram abolidos pelo Papa Paulo VI, que deixou sò a mais antiga Guarda Suíça.
Embora seja atualmente composta por apenas 110 soldados (o esercito menor do mundo para o estado menor do mundo!) e considerada um corpo simbolico, a Guarda Suíça ainda segue um treinamento e uma disciplina militar muito rigidos: articulados em 3 grupos, eles trabalham 8 horas por dia e sabem usar perfeitamente tanto as armas antigas, como alabardas e espadas, quanto as armas de fogo.
Conforme aos requisitos obrigatórios, para se tornar Guarda Suíça todos os soldados devem ser cidadãos elveticos católicos, solteiros entre 19 e 30 anos, de comprovadas qualidades morais e civicas e de familias de classe media e alta. O recrutamento ocorre 4 vezes por ano (1 de março, 1 de julho, 16 de setembro e 1 de dezembro) e os candidatos são mediamente 200 pessoas. O contrato inicial dura 2 anos e pode ser prolongado até 20 (neste caso o soldado pode casar e tem direito a receber uma aposentadoria). Durante todo o tempo de serviço um guarda beneficia de 2 cidadanias: suíça e vaticana.
Sonho de muita gente, prestar serviço como Guarda Suíça hoje na verdade não è tão remunerativo, pois o salario comum è aproximadamente 1000-1200 euros por mês e para o suíços, que ao longo dos seculos sempre foram fieis e ligados ao Papa, fazer parte deste esercito unico no mundo è sobre tudo um orgulho e uma vocação.
Durante o tempo livre os soldados fazem muita atividade fisica: no quartel do Vaticano alem da academia, equipada com as maquinas mais modernas e pesos, são disponiveis cursos de auto-defesa, tiro e outros esportes como futebol, voleibol e basquete.
Manter um comportamento "discreto e reservado" até fora do Vaticano è uma das regras basicas para os soldados. O retorno aos quartéis è antes das 24:00 horas.
Uma curiosidade: a colorida uniforme de pano amarelo, vermelho e azul (as cores da familia dos Medici) è realizada com 154 peças de texido que precisam de 32 horas de costura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário